Rankings Acadêmicos

“A competição internacional entre instituições de vários países por bom posicionamento nos rankings de universidades foi iniciada há mais de uma década e até o momento não apresenta o menor sinal de arrefecimento. Em pouco tempo, os rankings tornaram-se extremamente influentes e passaram a ser tema de inflamada discussão. Com a ampla cobertura do tema pela mídia, passaram a estar no centro do debate público, ampliando o alcance da discussão mundial sobre o papel, os valores e o futuro do ensino superior”.

Santos,  Solange Maria dos – Rankings Internacionais de Universidades: Comparação e Desempenho por Áreas 
Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais.
Org. Jacques Marcovitch;  – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018.

A USP nos Rankings Acadêmicos:

Em 2020, a USP alcançou a 10ª posição global em Ciências e Tecnologia dos Alimentos e a 10ª posição global em Odontologia.

A USP alcançou a 7ª Posição Global em número de publicações em 2020.

Como 1ª universidade do país no ranking nacional, a USP ocupa a 128ª posição do ranking global da CWUR.

A USP encontra-se na 1ª posição no recém-criado Ranking das Universidades Empreendedoras.

A USP ocupa a 51ª posição no ranking global da National Taiwan University, com destaque para Ciências Agrárias, na 6ª posição global do ranking por áreas.

A USP destaca-se mundialmente no QS Word University Rankings by Subject em diversas áreas do conhecimento.

Na história do RUF, a USP se posiciona como a melhor universidade pública do Brasil.

Em 2019, a USP alcançou a 112ª posição no ranking global do Round University Ranking.

A USP alcançou a 2ª posição entre as melhores universidades da América Latina em 2021, segundo o THE Latin America University Ranking.

Com 14ª Posição no Times Higher Education Impact  Ranking 2020, a USP destacou-se para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas.

Sem ranqueamento por posições, o U-Multirank utiliza-se de critérios multi-dimensionais para estabelecer comparações entre as universidades.

A USP ocupa a 112ª posição entre as melhores universidades do mundo em 2021 segundo o Best Global Universities, assim como posiciona-se na 1ª posição como melhor universidade da América Latina e do Brasil.

Com dados fornecidos pela Superintendência de Gestão Ambiental, a USP alcançou a 18ª posição em 2019 no ranking geral e a 1ª posição no Brasil. 

A USP encontra-se na 73ª Posição Word Webometrics University Rankings e em
1ª Posição Latin America Webometrics University Rankings