O Anuário Estatístico da USP
Em 1987, a Universidade de São Paulo iniciou a publicação de seu Anuário Estatístico com o objetivo de reunir e consolidar dados e estatísticas demográficas e acadêmicas. Desde então, o Anuário Estatístico aprimora suas métricas e indicadores de forma a servirem de instrumento para apoio à gestão universitária e planejamento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ao longo destes anos, sem perder a finalidade de sua proposta, este Anuário transformou-se em um veículo de divulgação da vida acadêmica contribuindo para um diálogo mais transparente com a sociedade.
Anuário Estatístico USP 2024:
Palavra do Reitor
Esta é a mais recente edição do Anuário Estatístico da USP, publicação on-line que apresenta os principais indicadores relacionados às atividades-fim da Universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária e inclusão e pertencimento, e a apresentação de informações importantes sobre a gestão universitária.
2023 foi um ano muito rico para a USP. Alcançamos novos patamares relacionados à diversidade de nosso corpo de docentes e de servidores técnicos e administrativos com a adoção de políticas afirmativas para pretos, pardos e indígenas (PPI) em concursos públicos.
No âmbito dos discentes, implantamos uma nova modalidade de ingresso de estudantes de escolas públicas, o Provão Paulista, com 1.500 vagas voltadas a esse público, e reforçamos os investimentos nas políticas de permanência estudantil, que ofereceu 15 mil auxílios, beneficiando cerca de 25% dos estudantes de graduação de nossa Universidade.
Este também foi um ano em que buscamos ampliar a presença de pesquisadores internacionais em nosso ambiente universitário, trazendo novas metodologias e acesso ao conhecimento gerado em diferentes países. Uma dessas iniciativas foi a assinatura do contrato social para a criação do Institut Pasteur de São Paulo, primeira unidade do centro de pesquisa francês no Brasil, inaugurado oficialmente pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em março de 2024.
Além disso, a USP e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), principal instituição pública de pesquisa da França, firmaram um acordo para a criação de um Centro Internacional de Pesquisa, com sede na USP, no campus de São Paulo. O objetivo é promover a colaboração entre as duas instituições na pesquisa e na formação acadêmica de alta qualidade, envolvendo tanto a governança institucional quanto a comunidade científica.
Buscando estreitar os laços com a sociedade, lançamos o programa Patronos do Fundo Patrimonial da USP, voltado para a captação de recursos de doadores de alta renda que queiram contribuir para a excelência acadêmica e o impacto social da instituição.
Temos atuado igualmente no desenvolvimento de projetos em áreas estratégicas para a pesquisa e para a geração de conhecimento em prol da sociedade com a criação de oito novos centros de estudos na Universidade: o Centro de Estudos de Gases do Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês), o Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Agricultura Tropical Sustentável; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; o Centro Observatório das Instituições Brasileiras; e, mais recentemente, o Centro USP-China.
Ainda, em 2023, demos o pontapé inicial para a celebração dos 90 anos da USP, celebrados no dia 25 de janeiro de 2024, com a instalação das comissões de Planejamento, Executiva e Externa para planejar, coordenar e executar as atividades relativas às comemorações.
Os principais indicadores de nossas atividades podem ser acessadas neste Anuário. Esta edição apresenta algumas novidades, como a inclusão de tabelas com dados sobre as características pessoais dos candidatos do Enem-USP e do Provão Paulista e a criação de uma nova seção dedicada à divulgação dos valores concedidos à USP pelas agências de fomento à pesquisa, como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Transparência é o mote que norteia este documento. Espero que este Anuário seja útil para que você possa conhecer um pouco mais sobre a nossa Universidade e sobre o quanto nossa Instituição tem conquistado ano após ano.
Reitor da USP