GT - Indicadores para Artes e Humanidades - Sistema Apolo

Objetivos do Grupo de Trabalho

  • Verificar possíveis incompletudes ou inconsistências em relação as atividades de cultura e extensão desenvolvidas pelas unidades de ensino;
  • Sugerir aprimoramentos no registro e coleta dos dados no sistema coorporativo Apolo, para atender especificidades das áreas de artes e humanidades, e assim, possibilitar o avanço para a definição de indicadores mais adequados para essas áreas;

Composição do Grupo de Trabalho

Prof. Dr. Aluisio Cotrim Segurado

Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico

Prof. Dr. Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira

Instituto de Relações Internacionais

Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino

Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto

Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Profa. Dra. Daria Gorete Jaremtchuk

Escola de Artes e Ciências e Humanidades

Prof. Dr. Flávio Hourneaux

Faculdade de Economia e Administração

Prof. Dr. Luiz Armando Bagolin

Instituto de Estudos Brasileiros

Prof. Dr. Márcio Ferreira Silva

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Profa. Dra. Maria Angela Faggin Pereira Leita

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Profa. Dra. Simone Helena Tanoue Sizioli

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Profa. Dra. Sônia Salzstein Goldberg

Escola de Comunicação e Artes

Profa. Dra. Marcia Helena da S. Melo Bertolla

Instituto de Psicologia

Profa. Dra. Nina Beatriz Stocco Ranieri

Faculdade de Direito

Prof. Dr. Vinicio de Macedo Santos

Faculdade de Educação

Método:

Reuniões presenciais em 19 de agosto e 30 de setembro de 2019, com participação por videoconferência das unidades de Ribeirão Preto e São Carlos.

Resultados:

As atividades apontadas pelos docentes foram agrupadas em 21 itens. Cabe destacar que algumas atividades já possuem campos específicos de preenchimento no Sistema Apolo, mas que necessitariam de um maior detalhamento visando melhoria da extração dos dados e para maior especificidade da vinculação da atividade ao docente envolvido em sua realização. São elas:

  1. Atividades que surjam de interação entre universidade/gestão pública, universidade/empresa e universidade/organizações civis, a exemplo de coordenação ou participação em atividades em convênios nacionais e internacionais. E possibilidade de vinculação de dados aos sistemas coorporativos de convênios.
  2. Eventos e exposições de artes ou temas pertinentes à área que promovem difusão cultural e artística, com especificações de carga horária de docente responsável e corresponsável pela atividade, assim como especificação da atividade docente realizada.
  3. Organização de eventos científicos realizados na unidade, juntamente a especificação do tipo de atividade docente realizada no evento.
  4. Trabalhos de editaria: organização de coletânea de textos técnicos ou científicos e/ou periódicos (Cadastramento após publicação)
  5. Produção e publicação de material didático com fins específicos para atividades de cultura e extensão;
  6. Palestras e conferências em instituições brasileiras ou estrangeiras conveniadas ou não com a USP;
  7. Coordenação/ presidência de comissões nos órgãos centrais da universidade; * dados que constam do Sistema Marte.
  8. Participação em programas de rádio ou artigos relacionados à área ou produção científico-cultural, divulgados em jornais, revistas ou outros meios de divulgação eletrônica;
  9. Participação em entidades da sociedade civil ou órgãos públicos; (Representantes em agência de fomento, conselho de políticas públicas, sociedades científicas, culturais, técnicas, desportivas e profissionais);
  10. Atividades de curadoria, (manutenção de obras artísticas de acervo e cessões de itens de acervo para exposições nacionais e internacionais – unidade);
  11. Participação em projetos comunitários; (Atenção social e à saúde: projetos de moradia, segurança, programas educacionais, orientação jurídica a direitos coletivos e individuais) (detalhamento);
  12. Participação em concursos públicos: bancas examinadoras de qualificação e julgadoras de dissertações e teses na USP ou em outra IES;
  13. Participação em bancas examinadoras de concurso e processo seletivo em geral;
  14. Participação com júri de avaliação de projetos e concessão de prêmios;
  15. Assessorias e consultorias (laudos, peritagens, pareceres, serviços técnicos especializados);
  16. Coordenação de programa de residência na área de atuação;
  17. Orientação e supervisão de estagiários (estágios em licenciatura), estudantes PUB ou voluntários e empresas juniores e residentes
  18. Elaboração de sites;
  19. Disponibilização pública dos produtos gerados pela universidade;
  20. Atividades de extensão providas por pós-doutorandos, pós-doutores e jovem pesquisador – novos colaboradores;
  21. Programas de voluntariado (cursinhos);

De posse das sugestões acima apontadas, o EGIDA promoveu reunião com os docentes responsáveis pelo Grupo de Trabalho da PRCEU encarregado de propor o aperfeiçoamento do Sistema Apolo com o propósito de subsidiar essa importante tarefa.