Indicadores de Desempenho Acadêmico

Com o objetivo de auxiliar a gestão universitária em seu processo de planejamento e tomada de decisão baseados em evidências, bem como fornecer elementos que colaborem com a comparabilidade entre a USP e referências nacionais e estrangeiras, o EGIDA desenvolve atividades voltadas para a revisão e aprimoramento de métricas e indicadores relativos às diferentes esferas de atuação da Universidade.

Acreditamos que um conjunto mais robusto de dados dessa natureza não apenas contribuirá para um aprofundamento do autoconhecimento institucional, como também será fundamental para a avaliação das políticas adotadas pela Universidade, fornecendo subsídios para o processo de tomada de decisão dos seus dirigentes. Adicionalmente, possibilitará a visibilidade da diversidade e especificidade das ações da universidade e dos resultados provenientes delas.

Nesse sentido, destaca-se a constituição de grupos de trabalho temáticos,  que reúnem representantes das diversas áreas do conhecimento e/ou que atuam em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, com a missão de de refletir, revisar e propor a construção de novas métricas e indicadores.

Ao longo dos últimos anos, alguns grupos de trabalho foram estabelecidos e já concluíram suas tarefas: