Palavra do Reitor:
“…Logicamente, o próprio Anuário vem se aprimorando desde a sua implantação na década de 80 do século passado e, neste ano, as mudanças foram mais marcantes.
Temos uma seção nova, a 13ª, para a apresentação dos dados de Sustentabilidade Ambiental, que contou com a colaboração de toda a comunidade acadêmica, principalmente da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), para a definição dos indicadores, que ainda estão sendo aprimorados. A disponibilidade desses dados foi fundamental para que a USP possa se apresentar como uma Universidade de destaque nessa área.
A seção 12, sobre Inovação, que foi incluída na edição de 2019, agora está completa com os dados de empreendedorismo (incubadoras, parques tecnológicos e startups), com importante apoio da Agência USP de Inovação (AUSPIN). Todas as demais 11 seções foram aprimoradas e tiveram novos indicadores incorporados para aumentar mais ainda nossa transparência. Os dados referentes à comunidade da USP (discentes, docentes e servidores técnicos e administrativos) serão apresentados, pela primeira vez, de forma desagregada, segundo sexo e cor da pele, permitindo caracterizar sua diversidade…”
Boa leitura e boa pesquisa.
Vahan Agopyan
Reitor da Universidade de São Paulo