O grupo de trabalho propôs-se a tarefa de mapear indicadores de diversidade na caracterização demográfica dos diversos segmentos da Universidade: corpo discente de graduação e pós-graduação, corpo docente e corpo técnico-administrativo.
Inicialmente procedeu-se ao levantamento das características demográficas ora disponíveis nos bancos de dados institucionais ou que podem ser obtidos em processos sistemáticos de coleta periódica de dados, seja por ocasião das matrículas semestrais de alunos de graduação e de pós-graduação ou no recadastramento anual de servidores do estado de São Paulo. A partir dessas informações, o GT propôs alterar a forma de apresentação dos dados demográficos referentes aos diversos segmentos da comunidade universitária no Anuário Estatístico da USP de 2021, fazendo constar nas respectivas tabelas e gráficos de dados demográficos, a desagregação das informações segundo sexo e cor autorreferida da pele.
Espera-se que tal iniciativa propicie melhor caracterização da diversidade étnico-racial e de gênero da comunidade universitária, bem como o acompanhamento evolutivo do impacto das políticas de inclusão e de promoção da equidade de gênero na USP.